quarta-feira, 11 de junho de 2014
segunda-feira, 9 de junho de 2014
1° Tarefa das Olimpíadas de Biomecânica...
Objetivo: Identificar os conceitos que profissionais da saúde têm sobre a biomecânica e como eles aplicam no dia a dia de trabalho
Método: Entrevista (vídeo e áudio) de profissionais atuando na área (professor universitário não conta) fazendo a pergunta "o que é biomecânica?"
domingo, 8 de junho de 2014
Pitágoras...
Neste post será abordado um pouco da história de Pitágoras...
Por que Pitágoras???
Por ser o nome escolhido pela equipe de Biomecânica para as Olimpíadas deste semestre.
Pitágoras
Pitágoras nasceu na ilha de Samos, nas costas da Ásia Menor,
por volta do ano 572 a.C. Nessa época Samos era uma rica cidade-estado
mercantil, mas, talvez justamente por isso, sua vida intelectual era muito
limitada, apesar de viverem ali muitos homens de talento. Esse fato, aliado ao
duro regime político sob o qual Samos vivia, deve ter sido o motivo que levou
Pitágoras, que sempre revelara pendores místicos e filosóficos, a deixar a
cidade.
Assim, aos 18 anos de idade ele mudou para a ilha de Lesbos,
onde por dois anos estudou filosofia. Depois disso seguiu para Mileto,
possivelmente para usufruir os ensinamentos de Tales, que era mais velho do que
ele cerca de cinquenta anos.
Talvez aconselhado por Tales, rumou então para o Egito, para
tentar aprender o saber local, concentrado nas mãos das ordens sacerdotais.
Depois de vencer duras provas acabou sendo aceito como aluno em Tebas, na
Grécia, onde permaneceu por cerca de vinte anos.
Depois disso Pitágoras voltou a Samos, onde pretendia se
dedicar ao ensino. Mas, confirmando talvez o desinteresse dos sâmios pelo
saber, Pitágoras só conseguiu um aluno e, assim mesmo, tendo de pagar-lhe para
que ele assistisse às suas aulas. Esse fato, somado à situação da política de
Samos, levou-o a emigrar mais uma vez, indo estabelecer-se agora na colônia
grega de Crotona, no sul da Itália. Nessa cidade fundou uma escola que, apesar
de seu misticismo, iria ter uma influência muito grande nos rumos da filosofia
e da ciência, especialmente da matemática.
Pitágoras é considerado o pai da matemática e da música, e é
considerado também um dos mais importantes filósofos daquela época, como
menciona o filósofo Bertrand Russel, que classificou Pitágoras como “um dos
homens mais importantes de todos os tempos no plano intelectual”.
Por volta do ano 500 a.C., quando a escola estava no auge de
seu esplendor, foi fechada sob a acusação de apoiar a aristocracia, contrária
ao governo. Pitágoras teve então de se refugiar em Metaponto, cidade em que
ficaria até morrer, por volta do ano 497 a.C. Mas durante quase dois séculos
seus ensinamentos continuaram a serem transmitidos por seus discípulos, que se
espalharam por diversas regiões.
Uma das grandes contribuições da escola pitagórica à
matemática foi organizar algumas partes da geometria, como a teoria das
paralelas, por meio do método demonstrativo. Ou seja, por meio de teoremas.
Diga-se, a bem da verdade, porém, que nenhum escrito da escola pitagórica
sobreviveu até hoje e, portanto, informações como essa derivam de fontes
indiretas muito posteriores. Assim, por exemplo, com base em alguns depoimentos
posteriores, acredita-se que os pitagóricos tenham sido o primeiro a fazer a
demonstração daquilo que se tornaria conhecido como o Teorema de Pitágoras.
Atualmente esse teorema costuma ser enunciado assim:
“O quadrado da hipotenusa
de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos catetos”.
C2=A2 + B2
(OLIVEIRA A. J, Teorema de Pitágoras. Monografia apresentada
ao Curso de Especialização em Matemática da UFMG. Belo Horizonte – MG. 2008)
Estudo Dirigido Sobre Terminologia e Introdução à Biomecânica
1. Como
descrevemos a posição anatômica?
O indivíduo
deve estar em pé, bípede, com o olhar voltado para o horizonte, membros
superiores estendidos e encostados ao tronco, com a palma das mãos abertas e
voltadas para frente. Membros inferiores unidos, com calcanhares juntos e ponta
dos pés para frente.
2.
Quais
são os planos de movimentos?
O Plano Sagital divide o
corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem
em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão
e extensão.
O plano
sagital mediano divide o corpo paralelo mediano????
O Plano Coronal ou Frontal divide o corpo
em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem
em torno de um eixo ântero-posterior (AP) e incluem a abdução e a adução.
O Plano
Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e
inferior (caudal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo
longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial – lateral e pronação –
supinação.
3.
O que
é um movimento linear?
Movimento linear, translação,
todos os pontos do corpo movendo-se a mesma distância ou direção, ao mesmo
tempo.
4. O que é um movimento angular?
Movimento angular, rotação, ponto
movendo-se em linhas circulares ao redor de um eixo, “eixo de rotação”.
5. O que é um movimento geral?
Movimento generalizado,
combinado: rotação+ translação.
6. Quais as diferenças entre movimentos de translação e de rotação?
Translação: todos os pontos do
corpo movendo-se a mesma distância ou direção ao mesmo tempo.
Rotação: gira em torno do próprio
eixo.
7. O que é um sistema mecânico?
Sistemas mecânicos são aqueles
compostos por massas, molas, amortecedores e transmissões. A análise de
sistemas mecânicos envolve praticamente dois tipos distintos de movimentos:
translacional e rotacional. O equacionamento do sistema pode ser realizado de
acordo com as equações das leis de Newton. Assim, sistemas mecânicos estarão
associados a forças (quando translacionais) e torques (quando rotacionais). Um
outro enfoque poderia ser tratado se envolvessemos a análise energética do
movimento mecânico do sistema. Com isso, não realizaríamos através das leis de
Newton, mas sim empregando equações de Lagrange. Os mesmos resultados seriam
obtidos, porém através de um equacionamento levando em conta as energias e
potências envolvidas no movimento do sistema dinâmico.
8. Como podemos
utilizar a terminologia biomecânica para unificar análises?
Terminologia serve para unificar análises de diferentes posturas,
tipos de movimentos, relações de posição.
9. Defina os termos
direcionais: superior, inferior, anterior, posterior, medial, lateral, proximal
e distal.
Superior: próximo à cabeça (cranial).
Inferior: afastado da cabeça
(caudal).
Anterior: voltado para a frente
do corpo (ventral).
Posterior: voltado para trás do
corpo (dorsal).
Medial: próximo à linha média
do corpo.
Lateral: afastado da linha média
do corpo.
Proximal: próximo ao tronco.
Distal: afastado do tronco.
10. Liste movimentos
nos três planos para as articulações do punho, quadril e joelho.
Punho: Flexão, extensão, abdução, adução, e circundação;
Quadril: Flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna,
rotação externa, circundação;
Joelho: Flexão e extensão.
11. Quais são os principais movimentos que executamos no plano sagital?
São tipicamente movimentos que
ocorrem ao redor do eixo Z. São flexões e extensões.
12. Quais são os principais movimentos que executamos no plano frontal?
São tipicamente movimentos
adução, abdução, inversão e eversão do pé, flexão lateral da cabeça e do
tronco. Ocorre ao redor do eixo X.
13. Quais são os principais movimentos que executamos no plano
transverso?
Rotação medial ou interna, Rotação
lateral ou externa, Pronação, Supinação, Abdução horizontal, Adução horizontal.
14. É possível executar um movimento em mais de um plano simultaneamente?
Se sim, que características a articulação envolvida deve ter? Se não, por que
não conseguimos?
A maioria dos movimentos humanos
ocorre em dois ou mais planos nas várias articulações, na corrida, por exemplo,
o membro inferior parece mover-se predominantemente no plano sagital à medida que
o membro inferior balança para frente e para trás no ciclo. Quando se examina
com cuidado os membros e articulações, encontram-se movimentos em todos os
planos. Na articulação do quadril, por exemplo, a coxa faz flexão e extensão no
plano sagital, aduz e abduz no plano frontal, e gira interna e externamente no
plano transverso. Se os movimentos humanos fossem confinados a um único plano
de movimento, pareceríamos robôs quando desempenhássemos nossas habilidades ou
movimentos articulares. Examine o movimento em três dimensões de um lançamento
sobre o ombro apresentado na figura:
O movimento em um plano pode também
ser descrito como um grau de liberdade (gl) único. Essa terminologia é usada
geralmente para descrever o tipo e quantidade de movimento permitidos
estruturalmente pelas articulações anatômicas. Um gl 1 para uma articulação
indica que a articulação permite que o segmento se mova por um plano de
movimento. (HAMILLl, JOSEPH, 1946- - Bases biomecânicas do movimento humano.
São Paulo: Editora Manole, 1999. Capítulo 1, p. 2-35.)
15. Qual é o conceito de biomecânica?
É aplicação de princípios
mecânicos no estudo dos organismos vivos.
O QUE É MECÂNICA? Ramo da física
que analisa as ações de forças sobre partículas e sistemas mecânicos.
Possui 2 ramos Importantes:
ESTÁTICA: Ramo da mecânica que
trata de sistemas em um estado constante.
DINÂMICA: Ramo da mecânica que
trata de sistemas submetidos à aceleração.
16. O que é um eixo de rotação? Um eixo de rotação pode mudar de lugar
durante o movimento?
É o eixo em volta do qual se realiza um movimento de um corpo, o qual tem em cada ponto seu, a mesma velocidade angular. O eixo é geralmente representado por uma reta espacial. Eixo de rotação não muda de posição durante o movimento.
17. Os termos pronação
e supinação descrevem movimentos do antebraço. Eles podem ser utilizados para
movimentos do pé?
Os termos supinação e pronação do pé referem-se aos movimentos que
envolvem os três planos, ou seja, a supinação consiste na combinação de adução,
inversão, enquanto a pronação é a combinação entre a abdução, eversão
e do pé.
18. Tanto as posições
de referência anatômica como as de referência fundamental são utilizadas pelos
biomecânicos? Para quê?
Praticamente, estas
definições são importantes, por exemplo, para definir as posições que estão
sendo avaliadas, como no estudo de Teixeira et al. (2008) que utilizou como
parâmetro a posição anatômica de referência para a mensuração do equilíbrio
corporal em idosas. Ademais, a padronização dos movimentos é fundamental para a
possibilidade de replicação dos estudos. Outra consideração importante é
relacionada aos termos direcionais para descrever a relação de partes do corpo
ou a localização de um objeto externo em relação ao corpo. Direções
anatômicas utilizadas comumente.
19. O pé situa-se inferior à coxa em relação à cabeça?
Sim.
20. Qual a diferença entre movimento linear e angular?
Ao observar o movimento humano ou
um objeto sendo movido por um ser humano, dois tipos diferentes de movimento
estão presentes. Primeiro seu movimento linear, geralmente chamado movimento de
translação, que é o movimento ao longo de uma via curva ou reta. O segundo tipo
de movimento é o movimento angular, que ocorre ao redor de algum ponto em que
diferentes regiões do mesmo segmento corporal ou objeto não se movem pela mesma
distância.
É típico em biomecânica examinar
as características de movimento linear de uma atividade e, então, fazer uma
observação mais atenta dos movimentos angulares que criam e contribuem com o
movimento linear. Todos os movimentos lineares dos seres humanos, ou objetos movidos
por eles, ocorrem como consequência de contribuições angulares.
21. O que é um grau de liberdade articular? Dê exemplos de articulações
com diferentes graus de liberdade.
O movimento nas articulações depende,
essencialmente, da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de
união que podem limitá-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem
realizar movimentos em torno de um, dois ou três eixos. Este é o critério
adotado para classificá-las funcionalmente. Quando uma articulação realiza
movimentos apenas em torno de um eixo, diz-se que é mono-axial ou que possui um
só grau de liberdade; será bi-axial a que os realiza em torno de dois eixos
(dois graus de liberdade); e tri-axial se eles forem realizados em torno de
três eixos (três graus de liberdade).
Exemplos de articulações com diferentes graus de
liberdade:
1 Grau de Liberdade: Articulações
interfalangeanas e articulação úmero-ulnar;
2 Graus de liberdade: articulação do pulso;
3 Graus de liberdade: Articulações do quadril e
ombro.
22. Por que utilizamos termos específicos para descrever avaliações
biomecânicas?
Utilizamos termos específicos
para padronizar a descrição e definir movimentos.
Referências:
·
HAMILLl,
JOSEPH, 1946- - Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Editora
Manole, 1999. Capítulo 1, p. 2-35.
• http://cienciasmorfologicas.webnode.pt/introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20anatomia/terminologia-anatomica/
Olimpíadas de Biomecânica!
PRÓPÓSITO
As olimpíadas de Biomecânica são desenvolvidas desde 2011. A concepção deste projeto tem os créditos do Prof. Dr. Felipe P Carpes e os estudantes Emmanuel Souza da Rocha, Marcos R Kunzler e Caio Borella. Demais membros do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da UNIPAMPA, também contribuem para o desenvolvimento das atividades.
O que é BIOMECÂNICA?
Biomecânica como uma área de conhecimento fortemente envolvida na identificação de parâmetros mecânicos capazes de influenciar o rendimento esportivo e a melhora da qualidade de vida. O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Mais do que simplesmente aplicar as leis
da Física, a Biomecânica leva ainda em consideração as características do aparelho locomotor. Para tanto, além da Física e da Matemática, enquanto disciplinas que fundamentam e suportam a análise do movimento humano, a biomecânica ainda utiliza-se dos conhecimentos da Anatomia e da Fisiologia, disciplinas que delimitam as características estruturais e funcionais do aparelho locomotor humano.
Configura-se desta forma, uma disciplina com forte característica multidisciplinar, cuja meta central é a analise dos parâmetros físicos do movimento, em função das características anatômicas e fisiológicas do corpo humano. A análise biomecânica do movimento humano é operacionalizada a partir da adoção daquelas que são reconhecidas como as suas quatro grandes áreas de investigação: a cinemetria, a dinamometria, a eletromiografia e a antropometria.(AMADIO, LOBO DA COSTA, SACCO, SERRÃO, ARAÚJO, MOCHIZUKI & DUARTE, 1999).
Configura-se desta forma, uma disciplina com forte característica multidisciplinar, cuja meta central é a analise dos parâmetros físicos do movimento, em função das características anatômicas e fisiológicas do corpo humano. A análise biomecânica do movimento humano é operacionalizada a partir da adoção daquelas que são reconhecidas como as suas quatro grandes áreas de investigação: a cinemetria, a dinamometria, a eletromiografia e a antropometria.(AMADIO, LOBO DA COSTA, SACCO, SERRÃO, ARAÚJO, MOCHIZUKI & DUARTE, 1999).
Finalidade do Blog...
O presente Blog tem por finalidade servir de Portfólio para a disciplina de Biomecânica do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, registrando momentos de estudos, atividades práticas em sala de aula, estudos dirigidos, resumos, palestras, olimpíadas de Biomecânica, entre outros...
Assinar:
Postagens (Atom)