domingo, 8 de junho de 2014

Estudo Dirigido Sobre Terminologia e Introdução à Biomecânica

       1.      Como descrevemos a posição anatômica?
      O indivíduo deve estar em pé, bípede, com o olhar voltado para o horizonte, membros superiores estendidos e encostados ao tronco, com a palma das mãos abertas e voltadas para frente. Membros inferiores unidos, com calcanhares juntos e ponta dos pés para frente.
       2.       Quais são os planos de movimentos?
        O Plano Sagital divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.


O plano sagital mediano divide o corpo paralelo mediano????
O Plano Coronal ou Frontal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo ântero-posterior (AP) e incluem a abdução e a adução.
     O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial – lateral e pronação – supinação.

       3.       O que é um movimento linear?
       Movimento linear, translação, todos os pontos do corpo movendo-se a mesma distância ou direção, ao mesmo tempo.

4. O que é um movimento angular?
   Movimento angular, rotação, ponto movendo-se em linhas circulares ao redor de um eixo, “eixo de rotação”.

5. O que é um movimento geral?
    Movimento generalizado, combinado: rotação+ translação.

6. Quais as diferenças entre movimentos de translação e de rotação?
    Translação: todos os pontos do corpo movendo-se a mesma distância ou direção ao mesmo tempo.
Rotação: gira em torno do próprio eixo.

7. O que é um sistema mecânico?
    Sistemas mecânicos são aqueles compostos por massas, molas, amortecedores e transmissões. A análise de sistemas mecânicos envolve praticamente dois tipos distintos de movimentos: translacional e rotacional. O equacionamento do sistema pode ser realizado de acordo com as equações das leis de Newton. Assim, sistemas mecânicos estarão associados a forças (quando translacionais) e torques (quando rotacionais). Um outro enfoque poderia ser tratado se envolvessemos a análise energética do movimento mecânico do sistema. Com isso, não realizaríamos através das leis de Newton, mas sim empregando equações de Lagrange. Os mesmos resultados seriam obtidos, porém através de um equacionamento levando em conta as energias e potências envolvidas no movimento do sistema dinâmico.

8. Como podemos utilizar a terminologia biomecânica para unificar análises?
   Terminologia serve para unificar análises de diferentes posturas, tipos de movimentos, relações de posição.

9. Defina os termos direcionais: superior, inferior, anterior, posterior, medial, lateral, proximal e distal.
Superior: próximo à cabeça (cranial).
Inferior: afastado da cabeça (caudal).
Anterior: voltado para a frente do corpo (ventral).
Posterior: voltado para trás do corpo (dorsal).
Medial: próximo à linha média do corpo.
Lateral: afastado da linha média do corpo.
Proximal: próximo ao tronco.
Distal: afastado do tronco.

10. Liste movimentos nos três planos para as articulações do punho, quadril e joelho.
 Punho: Flexão, extensão, abdução, adução, e circundação;
Quadril: Flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna, rotação externa, circundação;
Joelho: Flexão e extensão.

11. Quais são os principais movimentos que executamos no plano sagital?
      São tipicamente movimentos que ocorrem ao redor do eixo Z. São flexões e extensões.

12. Quais são os principais movimentos que executamos no plano frontal?
     São tipicamente movimentos adução, abdução, inversão e eversão do pé, flexão lateral da cabeça e do tronco. Ocorre ao redor do eixo X.

13. Quais são os principais movimentos que executamos no plano transverso?
    Rotação medial ou interna, Rotação lateral ou externa, Pronação, Supinação, Abdução horizontal, Adução horizontal.

14. É possível executar um movimento em mais de um plano simultaneamente? Se sim, que características a articulação envolvida deve ter? Se não, por que não conseguimos?
   A maioria dos movimentos humanos ocorre em dois ou mais planos nas várias articulações, na corrida, por exemplo, o membro inferior parece mover-se predominantemente no plano sagital à medida que o membro inferior balança para frente e para trás no ciclo. Quando se examina com cuidado os membros e articulações, encontram-se movimentos em todos os planos. Na articulação do quadril, por exemplo, a coxa faz flexão e extensão no plano sagital, aduz e abduz no plano frontal, e gira interna e externamente no plano transverso. Se os movimentos humanos fossem confinados a um único plano de movimento, pareceríamos robôs quando desempenhássemos nossas habilidades ou movimentos articulares. Examine o movimento em três dimensões de um lançamento sobre o ombro apresentado na figura:


   O movimento em um plano pode também ser descrito como um grau de liberdade (gl) único. Essa terminologia é usada geralmente para descrever o tipo e quantidade de movimento permitidos estruturalmente pelas articulações anatômicas. Um gl 1 para uma articulação indica que a articulação permite que o segmento se mova por um plano de movimento. (HAMILLl, JOSEPH, 1946- - Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Editora Manole, 1999. Capítulo 1, p. 2-35.)

15. Qual é o conceito de biomecânica?
     É aplicação de princípios mecânicos no estudo dos organismos vivos.
O QUE É MECÂNICA? Ramo da física que analisa as ações de forças sobre partículas e sistemas mecânicos.
Possui 2 ramos Importantes:
ESTÁTICA: Ramo da mecânica que trata de sistemas em um estado constante.
DINÂMICA: Ramo da mecânica que trata de sistemas submetidos à aceleração.

16. O que é um eixo de rotação? Um eixo de rotação pode mudar de lugar durante o movimento? 
     É o eixo em volta do qual se realiza um movimento de um corpo, o qual tem em cada ponto seu, a mesma velocidade angular. O eixo é geralmente representado por uma reta espacial. Eixo de rotação não muda de posição durante o movimento.

17. Os termos pronação e supinação descrevem movimentos do antebraço. Eles podem ser utilizados para movimentos do pé?
    Os termos supinação e pronação do pé referem-se aos movimentos que envolvem os três planos, ou seja, a supinação consiste na combinação de adução, inversão, enquanto a pronação é a combinação entre a abdução, eversão e do pé.

18. Tanto as posições de referência anatômica como as de referência fundamental são utilizadas pelos biomecânicos? Para quê?
    Praticamente, estas definições são importantes, por exemplo, para definir as posições que estão sendo avaliadas, como no estudo de Teixeira et al. (2008) que utilizou como parâmetro a posição anatômica de referência para a mensuração do equilíbrio corporal em idosas. Ademais, a padronização dos movimentos é fundamental para a possibilidade de replicação dos estudos. Outra consideração importante é relacionada aos termos direcionais para descrever a relação de partes do corpo ou a localização de um objeto externo em relação ao corpo.  Direções anatômicas utilizadas comumente.

19. O pé situa-se inferior à coxa em relação à cabeça?
      Sim.

20. Qual a diferença entre movimento linear e angular?
     Ao observar o movimento humano ou um objeto sendo movido por um ser humano, dois tipos diferentes de movimento estão presentes. Primeiro seu movimento linear, geralmente chamado movimento de translação, que é o movimento ao longo de uma via curva ou reta. O segundo tipo de movimento é o movimento angular, que ocorre ao redor de algum ponto em que diferentes regiões do mesmo segmento corporal ou objeto não se movem pela mesma distância.
     É típico em biomecânica examinar as características de movimento linear de uma atividade e, então, fazer uma observação mais atenta dos movimentos angulares que criam e contribuem com o movimento linear. Todos os movimentos lineares dos seres humanos, ou objetos movidos por eles, ocorrem como consequência de contribuições angulares.

21. O que é um grau de liberdade articular? Dê exemplos de articulações com diferentes graus de liberdade.
     O movimento nas articulações depende, essencialmente, da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limitá-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos em torno de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classificá-las funcionalmente.      Quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo, diz-se que é mono-axial ou que possui um só grau de liberdade; será bi-axial a que os realiza em torno de dois eixos (dois graus de liberdade); e tri-axial se eles forem realizados em torno de três eixos (três graus de liberdade).
Exemplos de articulações com diferentes graus de liberdade:
1 Grau de Liberdade: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar;
2 Graus de liberdade: articulação do pulso;
3 Graus de liberdade: Articulações do quadril e ombro.

22. Por que utilizamos termos específicos para descrever avaliações biomecânicas?
     Utilizamos termos específicos para padronizar a descrição e definir movimentos.

Referências:
·         HAMILLl, JOSEPH, 1946- - Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Editora Manole, 1999. Capítulo 1, p. 2-35.


Nenhum comentário:

Postar um comentário